top of page

O exército de um só

Vitor Souza Motorsports Modding ou apenas VSM (e não VSMM porque seria uma porcaria.. é mais ou menos VSM²) para os íntimos, é uma "one man army" (na maioria das vezes) equipe de modding, focada em fazer modificações sobre os jogos baseados ISI gMotors e, às vezes, uma equipe de corrida (Shadow Racing) também.

A Pessoa:

Nascido em meados dos anos 90 no brioco de São Paulo, o estado, não a cidade, começou à assistir carros de corrida girando em círculos muito cedo em sua vida tendo lembranças vívidas de ver os foguetes da CART por volta de 2000/2001. Sim, não é uma piada, aqueles carros eram demais para uma criança esquecer.

Ao longo dos anos, como qualquer criança de sua idade, ele jogou racesims hardcore até cerca de 2010, quando descobriu que era possível realmente abrir o MS Paint e fazer pinturas "incríveis" nos carros do F1C, então, para o ódio mundial, a VSM de alguma forma nasceu ai.

Essa criança que definitivamente não é mais criança ainda está por aí fazendo praticamente a mesma coisa, ele só usa o Photoshop agora.

VSM:

Por volta de 2010/11 quando tecnicamente a VSM nasceu, chamar de mod alguns skinsets muito estranhos feitos no MS Paint talvez fosse um pouco demais hoje em dia, mas foi assim que as coisas começaram. Ah, e claro que o nome daquelas grandes obras de arte não era "VSM", mas praticamente todos os outros, eram tantos nomes diferentes que até esqueci metade deles.

Em 2012 as coisas mudaram um pouco, o nome VHM foi adotado e também o paint.net como software principal, agora trabalhamos com camadas, baby! (uau). Uma melhoria claramente. Coisas como o skinset da GP2 2012 (para o mod SR), o VHM IndyCar 2012 e alguns mods menores foram lançados nesse meio tempo, assim como a VHM Racing Team, que não foi um grande sucesso, mas a equipe conseguiu ganhar um título correndo no F1C (oh meu Deus).

2013 marcou um grande passo à frente, o skinset GP2 2013 foi o primeiro mod VHM a ser lançado para o rFactor e foi um salto de qualidade comparado com qualquer coisa de antes, e é considerado o ponto de virada para o agora VSM.

2014 foi praticamente um ano perdido, vamos esquecer.

2015 por outro lado foi outro grande passo à frente, a renomeada VSM estava agora trabalhando em seus próprios 3Ds pela primeira vez: O IndyCar 2015 não envelheceu exatamente bem, mas é um marco na história do VSM.

2016-17 foi todo sobre o mod IndyCar 2016-17. O mod que colocou a VSM no mapa dos peixes grandes, até o David Land fez um vídeo sobre isso, rs.

2018-20 no lado público foi sobre atualizar os IndyCars, como os 2018,19,20, Road To Indy... muitos IndyCars vieram do computador da VSM na época. Mas a grande novidade foi a VSM pela primeira vez trabalhando de fato em projetos profissionais (e pagos, uau).

A partir de 2021 a VSM passou a focar mais em suas parcerias profissionais como a dos "Campeonatos Classicos", e deixou os mods em segundo plano. A culpa é puramente sua por não doar mil dólares todo mês para "nós"!!! Mas não é tarde demais para isso!

Shadow Racing/VHM Race Team

Outro "one man show", mas desta vez uma besteira, esse "time" só participou de campeonatos pequenos/grátis ao longo dos anos e praticamente nunca ganhou nada, mas foi notícia quando em uma grande jogada correu com um LMP2 original desenvolvido pela VSM e adivinhem: Ganhou o maldito campeonato na classe P2. O único outro campeonato vencido sob a bandeira "equipe". Em todos os outros dias era apenas um carro preto e vermelho (às vezes azul... você sabe por quê?) no final da fila.

Mas de onde começou esse negócio de "Shadow"?

                           Você já viu o  "VSM" e o Shadow the Hedgehog ao mesmo tempo no mesmo local?

                           Foi o que eu pensei...

1.png
bottom of page